Image Alt

Cultura

casa-rui-barbosa

Casa de Ruy Barbosa:

É uma entidade situada em Salvador, e vinculada à Associação Bahiana de Imprensa (ABI). A edificação foi a casa onde o baiano Ruy Barbosa morou até os 16 anos (de 1849 a 1865). Situada na rua que hoje leva o seu nome, no Centro Histórico de Salvador, mantém um museu dedicado à memória do jurista, contendo seus objetos pessoais e publicações

Rua Ruy Barbosa, 12 – Centro, Salvador – BA, 40020-070

Telefone: (71) 3321-4477

Fotografias realizadas para o projeto www.museubrasil.org, com patrocínio da Petrobras

Fundação Casa de Jorge Amado

Ocupa o casarão que fica de frente para o Largo do Pelourinho, em Salvador, Bahia. É uma instituição cultural com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre o próprio Jorge Amado, Zélia Gattai e a literatura baiana, aberta à visitação e dando destaque a cursos, seminários, oficinas, ciclos de conferências, palestras, lançamentos de livros e discos, exposições, com enfoque nos temas literários, artísticos e das ciências humanas.

Largo do Pelourinho, 15 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280

http://www.jorgeamado.org.br/

fondationPierreverge

Fundação Pierre Verger (FPV)

é um museu brasileiro. A fundação foi criada por Pierre Verger em 1988, na cidade de Salvador, funciona na mesma casa em que Pierre Verger viveu durante anos.

Como fundador, mantenedor e presidente, ele doou à fundação todo o seu acervo pessoal, reunido em décadas de viagens e pesquisas. São dezenas de artigos, livros, 62 mil negativos fotográficos, gravações sonoras, filmes em película e vídeo, além de uma coleção preciosa de documentos, fichas, correspondências, manuscritos e objeto

Vila América, 6 – 2ª – Engenho Velho de Brotas, Salvador – BA, 40243-340

https://www.pierreverger.org/fr/

https://www.lojapierreverger.org.br/

centroculturalpracadese

Centro Cultural Palácio da Sé

O Palácio Arquiepiscopal de Salvador, também conhecido como Palácio do Arcebispado de Salvador, Palácio Arquiepiscopal da Sé e Palácio da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador.

Foi construído no início do século XVIII para ser residência de arcebispos (inaugurado em 1715). É um dos exemplos de arquitetura do período colonial na cidade, possuindo subsolo e três pavimentos sobre a rua. Sua entrada é marcada por um frontão barroco e um portal em pedra de lioz decorado com o brasão de Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo de Salvador (1701-1722) na época da construção do edifício. Pode-se notar influência da arquitetura dos palácios renascentistas italianos em seu interior, com duas galerias superpostas que se abrem para um pátio central. As janelas dos dois primeiros pisos são de peitoril e vergas retas e o pavimento nobre, o mais alto, tem janelas com balcões e gradis de ferro. O interior está organizado ao redor de um pátio central.

O edifício ligava-se à antiga Igreja da Sé por passadiços elevados. Em 1933, a igreja foi demolida para permitir a expansão dos trilhos dos bondes da Companhia Linhas Circular de Carris da Bahia. Atualmente, o espaço da antiga igreja é ocupado pela Praça da Sé, onde, em 1999, foi erguido o monumento da Cruz Caída, do artista plástico Mário Cravo, em homenagem ao templo demolido.

A adaptação de uso do imóvel tem o intuito de implantar um centro de referência da história da Igreja Católica no Brasil, expondo o acervo de singular importância da Arquidiocese de Salvador.

Funcionamento: ter a sáb – 10h às 14h

Taxa de visitação: 5,00

Endereço: Praça da Sé, 203-47 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-210

Telefone: (71) 3838-9987

medecinabraselira

Memorial da Medicina Brasileira

É um monumento comemorativo que guarda parte da história da medicina brasileira, está localizado na Praça XV de Novembro, na Antiga Faculdade de Medicina, foi fundado em 1982

Seu acervo conta com mais de 5.300.000 páginas de documentos incluindo teses, pedidos de matrículas, pesquisas e experiências de gerações de cientistas, livros raros dos séculos XIV ao XIX, inclusive a caríssima coleção completa da Flora Brasiiliensis, de Martius, alguns em latim, outros versando sobre alquimia, a pinacoteca com mais de 200 retratos de mestres pintados por famosos artistas baianos e o mobiliário que está principalmente no Salão Nobre e na Congregação.

Praça XV de Novembro, s/n, Largo do

Terreiro de Jesus, Pelourinho

Horário de Funcionamento Segunda-feira à Sexta-feira 8h às 17h

http://www.bgm.fameb.ufba.br/sites/bgm.fameb.ufba.br/files/folder_mmb_1.pdf

museuCarnaval

Museu do Carnaval

Localizada no centro histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica, a Casa do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.

O grande diferencial da casa é a interatividade, entregue aos visitantes por meio de diversos recursos multimídia.

No primeiro compartimento do térreo do prédio o visitante encontra à disposição uma biblioteca de livros relacionados ao Carnaval, a Salvador e suas artes e tradições. E ainda, 200 bonecos feitos de cerâmica que representam figuras típicas da folia.

Ainda no primeiro pavimento, a Sala da Criatividade e Ritmos do Carnaval da Bahia, que comporta até 40 pessoas, detalha a diversidade presente no carnaval baiano. Com luzes, refletores e fitas de LED, a proposta do espaço é remeter à vibração da festa. Ao som de músicas características da folia tocando, o visitante tem acesso a diversas vitrines com objetos inéditos cedidos por artistas, que mostram decorações antigas e atuais, importantes durante as festas de Carnaval. O espaço interativo reúne a memória da festa na Bahia em arquivo material, adereços, esculturas, vídeos e áudios.

No primeiro andar, no cinema interativo, o visitante escolhe o filme que deseja ver, com 10 minutos cada e outros para fazer fotos com os adereços disponíveis para caracterização. Aqui, o visitante conhece a história do ritmo e vivencia a experiência do carnaval dançando uma das coreografias dos blocos e bandas, orientados por dançarinos.

No terraço, um espaço para contemplar a Bahia de Todos os Santos com mesas e bancos característicos da festa de rua.

O projeto é o primeiro museu do país dedicado à memória da festa e está aberto a visitações de terças a domingos, das 11h às 19h.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Horário de funcionamento: Ter a Dom – 11h às 19h

Facebook:https://www.facebook.com/Casa-do-Carnaval-da-Bahia-562564460781128/

Endereço: Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho, Salvador – BA

Informações: 55 (71) 3324-6360 ou  3324-6791.

not-museu_abelardo_rodrigues-foto-agecom-bahia

Museu Abelardo Rodrigues

É um museu brasileiro que ocupa o Solar Ferrão, no Pelourinho. O órgão é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e seu acervo está focado na arte sacra produzida no Brasil. O colecionador pernambucano Abelardo Rodrigues (1908-1971) reuniu ao longo de sua vida uma das mais importantes coleções, composta por mais de 800 objetos, que revela a trajetória histórica e artística da arte sacra cristã no Brasil, percorrendo o Barroco e o Neoclássico, suas formas de representação e devoção, aproximando o humano do sagrado.

Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-240

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h; sábado das 13h às 17h.

Tel: (71) 3116-6743

Fachada-museu-afro-brasil

Museu Afro-Brasileiro

Trata-se de uma instituição que se propõe defender, estudar e divulgar tudo o que se relacione com temas afro-brasileiros. Para esse fim, dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, ligadas quer ao trabalho e à tecnologia, quer à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objetos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia, incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.

das Vassouras, 1-23 – Centro, Salvador – BA, 40020-020

Tel : (71) 3283-5545

http://www.mafro.ceao.ufba.br/

museu cidade

Museu da Cidade

O acervo do museu é bem diversificado. As exposições incluem desde representações religiosas como os trajes dos orixás do Candomblé, religião que interfere bastante para a cultura da cidade, como também pertences de grandes nomes do cenário cultural baiano como do poeta Castro Alves. O poeta se destacou na cidade por ter sido uma das primeiras figuras a protestar contra a escravidão, ele também é autor do famoso livro O Navio Negreiro. O museu também exibe bonecos de pano tradicionais que mostram como funcionava a vida colonial, bem como esculturas e peças de cerâmica, ferro e tapeçarias. Além de objetos, o museu também abriga uma ampla variedade de pinturas de artistas baianos, entre eles Mendonça filho, Caribé, Jenner Augusto e Presciliano Silva.

Largo do Pelourinho, 3 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280

Tel : (71) 3321-1967

Salvador-Museu-Misericordia-600x400

Museu da Misericórdia

Esse é o Museu da Misericórdia, que está entre as maiores fontes de cultura da cidade de Salvador. Inaugurado em 2006 pela Santa Casa da Bahia, o museu foi instalado em um palacete do século XVII que já abrigou o primeiro hospital da cidade – também fundado pela Santa Casa. O espaço possui acervo que contextualiza diretamente com a história da Bahia e do Brasil.

O acervo, composto por mais de 3 mil peças catalogadas, contextualizam uma narrativa histórica de quase 500 anos. Destaque para os azulejos de 1712 que reproduzem a Procissão do Fogaréu, que a Irmandade da Santa Casa da Bahia realizava na noite de Quinta-Feira Santa, bem como a Farmácia, armário de 1867, exclusivamente construído para armazenar frascos com substâncias farmacêuticas do Hospital da Caridade. O Museu da Misericórdia também possui o primeiro carro movido a gasolina da Bahia e o mais antigo em exposição no Brasil.

O Museu funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h.

tel:  2203-9832.

Endereço: Rua da Misericórdia, nº 6. Praça da Sé.

https://www.museudamisericordia.org.br/o-museu/index.html

fachada-Museu-de-Arte-da-Bahia

Museu de Arte da Bahia (conhecido pelo acrônimo MAB)

Encontra-se instalado no Palácio da Vitória, uma edificação em estilo neocolonial que serviu no passado como sede da Secretaria de Educação e Saúde. O espaço é dotado de uma biblioteca especializada, com cerca de 12 000 livros, e auditório. O MAB sedia exposições permanentes e temporárias e organiza múltiplas atividades culturais, como cursos, ciclos de conferências, apresentações musicais e exibição de filmes.

Possui um acervo composto por aproximadamente 5 000 obras de grande valor histórico e artístico, formado por meio da reunião de diversas coleções organizadas na Bahia desde meados do século XIX, como as de Jonathas Abbott e de Góis Calmon, ambas adquiridas pelo governo baiano. A coleção abarca pinturas da escola baiana e de artistas estrangeiros, datadas do século XVI em diante, imaginária do período colonial e um amplo conjunto de artes decorativas, com peças brasileiras, europeias e orientais. Possui também um rico acervo documental, composto por fotografias, mapas, correspondências, etc.

Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA, 40080-004

Tel : (71) 3117-6902

Museu-de-Arte-Moderna-da-Bahia-MAM-em-Salvador-2

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

Está localizado no Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVIII, às margens da Baía de Todos os Santos.

Em termos de estrutura, o MAM-BA possui um espaço técnico com serviços de conservação, restauro e museologia; oito salas de exposição; um teatro; uma biblioteca; e uma oficina de arte que oferece cursos abertos de pintura, técnicas de gravura, cerâmica, desenho, papel artesanal e escultura à toda comunidade.

Nas suas dependências podem ser encontradas pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri.

terça a sexta, das 13h às 18h. Sábados, domingos, das 14h às 18h.

Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão. 

Tel(71) 3117-6139

palacete_das_artes

Museu Rodin Bahia  (Palacete das Artes Rodin Bahia)

Palacete das Artes Rodin Bahia está instalado na mansão que pertenceu ao Comendador Bernardo Martins Catharino. Construção histórica datada de 1912, o prédio é composto por quatro pavimentos que apresentam pinturas parientais, forros ornamentais, vitrais, pisos em parquet, mármores, ladrilhos hidráulicos e elevador francês, da época de sua construção, em funcionamento. Além da Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Jr.,  interligada ao Palacete através de uma passarela, que abriga exposições de curta duração, os jardins do Palacete integram o imaginário dos visitantes, com suas árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, que abrigam quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

Terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Rua da Graça, 284, Graça.

Tel: 3117-6987

http://www.palacetedasartes.ba.gov.br/

Pelourinho_museugastronomia

Museu da Gastronomia. Pelourinho

Uma das culinárias mais ricas do mundo, a comida baiana tem Status de ponto turístico entre os visitantes. O acarajé, abará, o coentro, o molho “lambão”, são tão famosos – e “visitados” – quanto a Igreja do Senhor do Bonfim ou o Farol da Barra. Nossa dica aqui é conhecer a história disso tudo. O Museu da Gastronomia Baiana, iniciativa do Senac-Bahia, busca valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos.

Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho, Salvador – BA
Funcionamento: de Segunda a Sexta, das 09h às 17h30. Sábados, das 09h às 15h.
Tel: +55 71 3324.8118

http://www.ba.senac.br/museu

mmmsjceijf_pinto_alo_alo_bahia

Museu Costa Pinto

 Inaugurado em novembro de 1969 em uma das avenidas mais nobres da cidade.O museu retrata a vida da alta sociedade dos séculos 18 e 19. O local tem uma coleção particular da família Costa Pinto, que deu origem a 23 salas de exposição de arte decorativa e de pinturas. No acervo, 3.175 peças estão divididas em 12 coleções. Entre elas: Cristal, Desenho, Escultura, Gravura, Mobiliário, Ourivesaria, Pintura, Porcelana e Prataria.

segunda a domingo, das 14h30 às 19h, exceto terça-feira, quando fecha ao público para manutenção e trabalhos técnicos.

Tel: (71) 3336-6081

https://www.museucarloscostapinto.org/

tempostal

Museu Tempostal

O acervo do Museu Tempostal é formado por cerca de 50.000 peças. Constituem postais, fotografias e estampas, do final do século XIX e meados do século XX, sendo um dos acervos mais completos do país. Representam imagens de valor histórico, artístico e documental, não só da Bahia e do Brasil, mas também de diversos países do mundo, sobre as mais variadas temáticas.

Rua Gregório de Matos, 33 – Pelourinho.
Horário de funcionamento: de Terça a Sexta, das 12h às 18h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h

casajorgearmado

Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado

Comprada em 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a MGM, a casa mais tarde se transformou no título do livro de Zélia Gattai publicado em 2002 contando a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel. No local, os escritores receberam visitas ilustres, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir, só para citar alguns.
Toda essa riqueza é contada nos diversos ambientes da casa, com seus mais de dois mil metros quadrados, incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge e Zélia estão depositadas.
A Casa do Rio Vermelho conta com mais de 30 horas de vídeos e projeções. Ou seja, é impossível conhecer toda a história do imóvel e do casal de escritores em apenas uma visita. Para tornar mais didática a experiência de mergulhar na intimidade de Jorge Amado e Zélia Gattai, a casa foi dividida em vários espaços temáticos, mantendo sempre as características originais, o rico acervo e documentos importantes, como cartas trocadas com personalidades nacionais e internacionais.

De terças a domingos das 10:00h às 16:00h (Entrada até 15:30h)

Atenção, não funcionando:

  • Às segundas-feiras
  • Nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro
  • No dia 01 de Janeiro
  • No dia 02 de Fevereiro
  • Durante o Carnaval.

Rua Alagoinhas, nº 33, Rio Vermelho

http://casadoriovermelho.com.br/

 

 

Igreja-e-Convento-São-Francisco-3

Igreja e Convento de São Francisco (Salvador)

A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador.

Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os século XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, apresentando, em especial a igreja, uma faustosa decoração interior. Foram tombadas pelo Iphan, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.

Largo do Cruzeiro de São Francisco, S/N – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280

2ª, das 9h às 17h30, 3ª, das 9h às 16h, 4ª a sábado, das 9h às 17h30, domingo, das 10h às 15h

Convento-do-Carmo-gaf.arq_

Igreja do Carmo de Salvador

 A estrutura atual é caracterizada basicamente por elementos dos séculos XVII e XVIII, foi reconhecida como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tendo sido restaurada pela última vez em 1909.

Uns de uso exclusivo dos religiosos, outros de uso público. A Igreja do Carmo de Salvador fica aberta à visitação dos fiéis e turistas. Essa igreja é do estilo Barroco com detalhes em Gótico, sua beleza é tão expressiva que os turistas e famosos a procuram sempre para celebrar os sacramentos do matrimônios e batizados, além de bodas e aniversários. É muito procurada também pelos formandos para na sua frente tirarem fotos para os convites das formaturas.

Rua do Carmo, 1 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA

Tel: (71) 3242-0182