Image Alt

Praias

Salvador da Bahia é famosa por suas férias na praia. Além disso, quando pensamos em férias à beira-mar no Brasil, inevitavelmente evocamos esta cidade. É um dos destinos mais ensolarados do Brasil e também abriga uma infinidade de praias excepcionais. Descubra o mais bonito deles.

Farol de Barra

No litoral do Estado da Bahia, no distrito da Barra, a praia urbana do Farol da Barra não deve ser negligenciada em nenhum roteiro de viagem pelo Brasil realizado na Bahia. E por boas razões, é extremamente bonito e único, com seu farol histórico atingindo uma altura de 22 m. Além disso, o Farol da Barra é uma das praias de Salvador da Bahia onde nadar não é perigoso. As águas são calmas e transparentes com uma temperatura sempre excelente.

Praia do Porto da Barra

Na entrada da Baía de Todos os Santos, a Praia do Porto da Barra é incrivelmente bela e fascinante. Além disso, é uma das mais belas praias brasileiras. No coração da cidade de Salvador, no bairro da Barra, desfruta de um ambiente excepcional emoldurado por dois monumentos. As águas são calmas e límpidas, ideais para a natação e mergulho livre.
Em uma extremidade está um pequeno forte colonial branco: o Forte de Santa Maria, enquanto na outra você verá uma igreja caiada: a Igreja de Santo Antônio da Barra. O forte foi construído em 1614 e ainda exibe os frisos do Império Brasileiro. Já a Igreja de Santo Antônio da Barra foi construída em 1595.
Esta praia urbana é frequentada durante todo o ano por habitantes locais e turistas. No interior, faz fronteira com diversos restaurantes que permitem saborear a culinária baiana. Alguns desses estabelecimentos ficam abertos até as primeiras horas da manhã, então apareça à noite antes de voltar para descansar.

Praia Rio Vermelho

Muito frequentada por artistas na década de 70, esse local antecede a Praia de Ondina e fica no bairro homônimo de Salvador. Atualmente a praia do Rio Vermelho é conhecida pela poluição de suas águas, mas o trecho chamado Buracão ainda preserva a qualidade da água, se tornando um dos únicos trechos propícios para banho. A praia tem muitas pedras que dividem a água do mar em três pequenas enseadas que conservam águas calmas e tranquilas. A região serve como abrigo e porto para barcos pesqueiros multicoloridos. A praia também conta com uma pequena praça e quadra esportiva. Nesta enseada fica a Casa de Yemanjá, um local feito com pedrarias e que possui uma bela escultura da Rainha do Mar. No dia 02 de fevereiro é comemorada a festa de Iemanjá, e diversas pessoas demonstram sua fé visitando a casa e levando oferendas para ela. O bairro é boêmio e durante à noite baiana muitos turistas frequentam os restaurantes e bares da região. Além disso, os turistas tem parada obrigatória nos quiosques das baianas que trabalham no local, pois elas são responsáveis pelos melhores acarajés da cidade.

Praia de Itapuã

O bairro de Itapuã é ponto imperdível para caminhadas em Salvador. Sua praia passou por diversas melhorias e hoje é uma das mais belas da cidade. Durante o carnaval de Salvador, é nesses locais que as baianas ou “baianas” se reúnem para lavar os degraus da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Todas vestidas com seus tradicionais trajes brancos, essas mulheres usam vasos de cerâmica que enchem de água perfumada e flores para realizar seu ritual.
A praia de Itapuã está localizada no norte de Salvador, fazendo fronteira com a baía de Todos os Santos. Além do carnaval, é muito frequentada e apreciada pelas inúmeras piscinas naturais que se formam em suas formações rochosas. Graças ao recife de coral que o protege offshore, suas águas são calmas e é por isso que as famílias gostam de ir lá.
Surfistas e outros entusiastas dos esportes aquáticos também encontrarão sua felicidade lá. Se você deseja se afastar um pouco das areias douradas da praia e de suas águas cristalinas, considere visitar o vizinho Farol de Itapuã.
Itapuã sempre foi o ponto de encontro das pessoas mais influentes de Salvador da Bahia e, em geral, do mundo. A Rua de Mùsica, também conhecida como Rua K, passa perto de Itapuã e já recebeu algumas personalidades da música e do esporte. Mas esta área nem sempre foi assim. Foi originalmente ocupada por pescadores, que por vezes voltam para vender peixe fresco.

Para ter um ótimo dia em Itapuã, não é preciso levar alimentos e outros lanches. Os restaurantes ao longo da praia oferecem tudo o que você precisa.

Praia de Flamengo

A Praia do Flamengo está localizada na divisa com o município de Lauro de Freitas, próximo ao Aeroporto de Salvador da Bahia. Embora muito frequentada por turistas e locais, a presença de pequenas dunas, coqueiros e pedras cria um ambiente isolado e quase intimista, perfeito para passar uma tarde na praia e em completo relaxamento.
As grandes ondas da Praia do Flamengo atraem milhares de kitesurfistas, surfistas e mergulhadores em busca de tesouros todos os anos. O espaço está bem equipado para o aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras, e perto da praia você também encontrará diversos hotéis, restaurantes e casas de férias para tornar a sua estadia realmente confortável. Há também uma área de serviço onde você pode alugar barracas. A praia também é frequentada por muitos camelôs que vendem sorvetes, cocos e outras iguarias de verão para refrescar a tarde.

Praia do forte

Se você gosta de dirigir, a cerca de 80 km da cidade de Salvador você encontra a Praia do Forte. É uma praia muito agradável e atrativa. Essa é uma viagem imperdível para uma viagem ao Brasil digna desse nome. Combina paisagens idílicas com um toque de história. Você deve saber que a praia, cujo nome significa “praia do forte”, leva o nome de um antigo forte que ali foi erguido. Este último foi destruído, mas o castelo que protegia, o Castelo Garcia d’Avila, ainda fica em uma colina próxima. O edifício, também conhecido por Casa da Torre, data de 1551, por isso não se esqueça de dar uma vista de olhos.
Além disso, a Praia do Forte também é um sítio ecológico. Reúne todo um ecossistema marcado por abundante vegetação específica da costa atlântica. É aqui também que se encontra a Reserva Natural Tamar, famosa pelas tartarugas marinhas. O local fica aberto o ano todo, mas se você tiver sorte de estar lá entre julho e setembro, pode ajudar os voluntários a proteger os ninhos de tartarugas. E se a sua estadia em Salvador durar até o verão, você poderá testemunhar a eclosão dos ovos e a primeira corrida das tartarugas a chegar ao mar, um espetáculo que você não vê todos os dias.
Observe que de julho a outubro, a Praia do Forte também é local de observação de baleias jubarte.
A Praia de Forte está localizada no bairro da Mata, em São João. É uma faixa de areia fina que se estende por quase 60 km ao longo da Costa dos Coqueiros. Para curtir suas mais belas paisagens, tente ir de madrugada para ver o nascer do sol. Uma vez que o sol está alto no céu, tudo o que você precisa fazer é explorar seus diversos locais de mergulho, praticar canoagem, nadar …

As ilhas e suas praias

Praia Boipeba

As praias da Ilha de Boipeba estão localizadas no Arquipélago de Tinharé do Município de Cairu, no sul do Estado da Bahia. Eles estão mais distantes das multidões da cidade de Salvador.
Envolvida pelo mar de um lado e pelo estuário do Rio Hell do outro, esta praia destaca-se de todas as outras até agora mencionadas pela beleza acidentada das paisagens envolventes. Portanto, não é por acaso que a região foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO e Reserva da Biosfera.
Boipeba é o lugar ideal para os viajantes que desejam uma estadia tranquila e mergulhar na natureza intocada, em um paraíso de paz e relaxamento e sem aglomeração. É aqui que você precisa vir se quiser se desconectar, desistir da tecnologia e esquecer a rotina. Desfrute da sombra das palmeiras, da praia de areia dourada, caminhadas, passeios de barco ou canoagem e, claro, da praia dourada do Brasil.
“Boipeba” é uma palavra que vem da língua tupi e significa “cobra chata”, referindo-se à tartaruga marinha. Entre as áreas colonizadas da Bahia, Boipeba foi uma das primeiras. Em 1537, os Jesuítas fundaram a Aldeia e Residência de Boipeba e a ilha alberga as aldeias de Velha Boipeba, São Sebastião (Cova de Onça), Moreré e Monte Alegre. Boipeba é acessível por rio ou mar, e a circulação só é permitida a pé ou com trator.
Esta característica, claro, favorece um determinado tipo de turismo e permite à ilha preservar o seu encanto um tanto selvagem. Lá você encontrará a densa Mata Atlântica, coqueiros e um recife de coral: um espetáculo incrível! E por falar em recifes de coral, o visitante poderá dar um mergulho no mar, protegido por esta estrutura natural e portanto mais tranquilo, mas mantendo-se incrivelmente belo. Boipeba é o lugar perfeito para mergulhar e admirar uma grande variedade de peixes, crustáceos, corais, ouriços-do-mar, estrelas do mar e, claro, tartarugas que deram seu nome à ilha. . Também é possível ver baleias jubarte na estação certa.

As praias de Morro de São Paulo
Bem-vindo às praias de Morro de São Paulo. Essas praias são chamadas em ordem numérica: primeira, segunda, terceira, quarta e praia do Encanto, também chamada de quinta praia. Esses lugares maravilhosos não só permitem que você mergulhe na vida litorânea da Bahia, mas também desfrute de atrações e experiências únicas que atraem turistas de todo o mundo. Aprecie as areias douradas, as águas cristalinas e, ao fundo, como um encanto, as belezas da Mata Atlântica.
A primeira praia de Morro de São Paulo é o principal local para a prática de esportes da região. A segunda praia é um local mais exclusivo e frequentado pelos foliões, onde discotecas e restaurantes funcionam até o raiar do dia. Quem gosta de tranquilidade e serenidade deve preferir ir entre a terceira e a quarta praias, calmas, preservadas e rodeadas de paisagens deslumbrantes.
A Praia Morro de São Paulo também possui enseadas menores e menos movimentadas, perfeitas para um mergulho na natureza ou se decidir ir a Salvador na alta temporada. Também não deixe de visitar Ponta de Pedra, Porto de Cima, Prainha do Forte e Praia da Gamboa do Morro. Com exceção da Gamboa, que conta com infraestrutura e serviços de hospedagem, as demais praias não atendem aos turistas e, portanto, permanecem muito mais naturais e autênticas. A quinta praia é a Praia do Encanto, cercada por belos manguezais que criam o ambiente perfeito para tirar fotos.