Maior cidade do Nordeste e capital baiana, Salvador atrai milhares de turistas por suas belas praias, edifícios históricos e população acolhedora e animada. Nas festas de Salvador é possível ver muita gente se divertindo e dançando na alegria das canções populares. A cultura afro também está presente. A capital também é o centro da cultura afro-brasileira e possui vastas tradições que aconteceram ao longo do tempo.
A cidade nasceu como protagonista do país: em 1549 foi declarada a primeira capital do Brasil. Claro, o local era estratégico para os europeus – mas não há dúvida de que as belezas naturais também surpreenderam os marinheiros. Ainda é difícil não se impressionar com a paisagem das praias do norte, como a de Itapuã, imortalizada por Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho, ou mesmo do litoral central, onde fica a Praia da Barra, famosa pelo seu farol. Mais do que a natureza, o homem fez de Salvador um lugar especial, na beleza dos prédios históricos, museus, gastronomia e hospitalidade.
Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é um bairro da cidade de Salvador. Está localizada no Centro Histórico da cidade, em uma área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus ao Largo do Pelourinho, que possui um conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro preservado e parte do Patrimônio Histórico das Nações Unidas para a Educação , Ciência e Cultura.
Localizado em pleno centro histórico da cidade, oferece inúmeras opções de compras, além de atrações artísticas. Concentra-se em bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico. Agora, é um Pelourinho revivido e colorido, cheio de atividades e eventos culturais, principalmente o Pelourinho noturno. Há também as práticas do grupo Olodum, todos os domingos e terças-feiras.
No litoral do Estado da Bahia, no distrito da Barra, a praia urbana do Farol da Barra não deve ser negligenciada em nenhum roteiro de viagem pelo Brasil realizado na Bahia. E por boas razões, é extremamente bonito e único, com seu farol histórico atingindo uma altura de 22 m. Além disso, o Farol da Barra é uma das praias de Salvador da Bahia onde nadar não é perigoso. As águas são calmas e transparentes com uma temperatura sempre excelente.
Na entrada da Baía de Todos os Santos, a Praia do Porto da Barra é incrivelmente bela e fascinante. Além disso, é uma das mais belas praias brasileiras. No coração da cidade de Salvador, no bairro da Barra, desfruta de um ambiente excepcional emoldurado por dois monumentos. As águas são calmas e límpidas, ideais para a natação e mergulho livre. Em uma extremidade está um pequeno forte colonial branco: o Forte de Santa Maria, enquanto na outra você verá uma igreja caiada: a Igreja de Santo Antônio da Barra. O forte foi construído em 1614 e ainda exibe os frisos do Império Brasileiro. Já a Igreja de Santo Antônio da Barra foi construída em 1595. Esta praia urbana é frequentada durante todo o ano por habitantes locais e turistas. No interior, faz fronteira com diversos restaurantes que permitem saborear a culinária baiana.
Muito frequentada por artistas na década de 70, esse local antecede a Praia de Ondina e fica no bairro homônimo de Salvador. Atualmente a praia do Rio Vermelho é conhecida pela poluição de suas águas, mas o trecho chamado Buracão ainda preserva a qualidade da água, se tornando um dos únicos trechos propícios para banho. A praia tem muitas pedras que dividem a água do mar em três pequenas enseadas que conservam águas calmas e tranquilas. A região serve como abrigo e porto para barcos pesqueiros multicoloridos. A praia também conta com uma pequena praça e quadra esportiva. Nesta enseada fica a Casa de Yemanjá, um local feito com pedrarias e que possui uma bela escultura da Rainha do Mar. O bairro é boêmio e durante à noite baiana muitos turistas frequentam os restaurantes e bares da região.
O bairro de Itapuã é ponto imperdível para caminhadas em Salvador. Sua praia passou por diversas melhorias e hoje é uma das mais belas da cidade. Durante o carnaval de Salvador, é nesses locais que as baianas ou “baianas” se reúnem para lavar os degraus da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Todas vestidas com seus tradicionais trajes brancos, essas mulheres usam vasos de cerâmica que enchem de água perfumada e flores para realizar seu ritual.
A praia de Itapuã está localizada no norte de Salvador, fazendo fronteira com a baía de Todos os Santos. Além do carnaval, é muito frequentada e apreciada pelas inúmeras piscinas naturais que se formam em suas formações rochosas. Graças ao recife de coral que o protege offshore, suas águas são calmas e é por isso que as famílias gostam de ir lá.
Trata-se de uma instituição que se propõe defender, estudar e divulgar tudo o que se relacione com temas afro-brasileiros. Para esse fim, dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, ligadas quer ao trabalho e à tecnologia, quer à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objetos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia, incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.
R. das Vassouras, 1-23 – Centro, Salvador – BA, 40020-020
Tel : (71) 3283-5545